Além do Automático

O mundo todo está interligado, a comunicação com o outro lado do planeta é instantânea e o tempo parece passar cada vez mais depressa com os dias e as nossas atividades ficando cada vez mais curtas.

Com isso as pessoas estão procurando cada vez mais ser mais produtivas, administrar melhor o tempo, conseguir mais rendimentos, se tornar alguém de sucesso cada vez mais rápido e o mais cedo possível, então...

PARE!

Esse é um espaço para você parar por um momento, sair dessa aceleração automática e por alguns minutos se deslocar desse comboio terrestre sem freio.

Aqui você não irá encontrar dicas de produtividade, de administração de tempo, de fazer o seu dinheiro trabalhar para você ou de transformar sua vida com dicas rápidas e infalíveis. Por aí já tem quem diz fazer essas coisas.

Aqui a ideia é você ter contato com conteúdo que te tire do automatismo da vida, vou explicar melhor.

Pense em quantas decisões do nosso dia são baseadas em situações automáticas. O trajeto para o trabalho, onde almoçar ou o que comer, forma como trabalhamos, como interagimos socialmente, são alguns exemplos.

Muitas dessas situações são baseadas em decisões e caminhos automatizados para dar mais eficiência para a nossa vida, o que é ótimo, pois nós dá a oportunidade de dedicarmos a outras questões mais essenciais e até mais prazerosas.

No entanto, uma coisa é automatizar operações para gerar mais eficiência, outra totalmente diferente é automatizar o conteúdo da nossa vivência dentro dessa operacionalização, por exemplo, eu posso fazer sempre o mesmo caminho para o trabalho, ou a mesma rotina para começar a trabalhar, mas eu experimento aquele momento ou é só uma tarefa a ser feita para que eu possa passar para a atividade posterior?

Perceba que no nosso cotidiano a automatização de tarefas embora seja uma forma de eficiência, se ela atingir um nível tal que nem nos envolvamos com o conteúdo corremos o risco de viver uma vida no modo "check list", ou seja, cumprimos uma tarefa da vida e pronto, passa-se para a próxima.

Não se trata de uma crítica a eficiência, planejamento ou criação de metas e objetivos, mas sim de pensar se a sua vida se tornou tão eficiente em processos que você possa estar vivendo por processos e não pela sua própria vida.

Assim, a preocupação não é com o tamanho do conteúdo, mas que a essência dele possa te resgatar por alguns instantes da vida corrida cotidiana vivida no automatismo de cumprir ou enrolar tarefas para terminar um dia para que se possa começar o outro.

E se a essência do conteúdo conseguir te perturbar por mais de uns instantes, eu ficarei muito feliz!

Enfim, é um espaço para que possa tomar um ar, se recompor e acessar o mundo da realidade de que somos humanos e que a vida é mais do que viver em um check list de dias passados.

 

Comentários